Vibra, torcedor tricolor! O Bahia venceu o Atlético-GO por 2 a 0 e está oficialmente na Copa Libertadores de 2025! Com o triunfo diante de mais de 48 mil tricolores na Fonte Nova, o Esquadrão confirmou a oitava colocação. É a melhor campanha tricolor na história dos pontos corridos, assim como a maior pontuação – 53 pontos ganhos.
Dependendo apenas de si para confirmar a vaga na Libertadores, o Bahia entrou em campo com uma postura agressiva ofensivamente e que gerou inúmeras chances claras de gol em menos de 30 minutos de jogo.
A primeira e a mais clara delas aconteceu com Lucho Rodríguez, que ficou de frente para o goleiro, sem marcação, no meio da grande área, e errou o alvo, aos 20 minutos. Em uma forte pressão no ataque, Ademir também perdeu uma oportunidade incrível aos 23 minutos. Já aos 26, foi a vez de o goleiro Ronaldo aparecer para fazer uma grande defesa em chute de Lucho.
Aos 31 e aos 32, os atacantes tricolores novamente pararam em defesas feitas por Ronaldo. Mas o gol tricolor ainda sairia antes do primeiro tempo. Ademir fez um cruzamento certeiro e encontrou Thaciano, na área. O artilheiro do ano cabeceou para abrir o placar.
No retorno para a segunda etapa, o Esquadrão levou um grande susto aos seis minutos, quando Alix Vinicius finalizou após rebote. Danilo Fernandes fez uma grande defesa!
Já aos oito minutos, Lucho Rodríguez foi derrubado na área. A arbitragem assinalou pênalti e confirmou a marcação com auxílio do VAR. O próprio atacante uruguaio fez a cobrança e estufou as redes, reafirmando sua importância para a equipe na reta final do campeonato.
Com dois gols de vantagem, o Esquadrão adotava uma postura que evitava se expor defensivamente. Ao fim da partida, o triunfo se confirmou e a vaga na Libertadores foi conquistada!
E.c. Ascom/Bahia