Publicidade
Publicidade

1ª etapa do Campeonato Baiano de Tiro Prático  terá recorde de participantes

Compartilhe este Post

No próximo sábado (26) Feira de Santana sediará a 1ª etapa do Campeonato Baiano de Tiro Prático, que acontecerá no Clube IPSC Carcarás e contará com a participação de 170 atletas dos Estados de Bahia e Sergipe. Será a terceira vez que a cidade receberá uma competição deste porte, que de acordo com os seus organizadores terá um número considerado recorde de participantes. Essa modalidade surgiu nos anos 50 nos Estados Unidos e ao longo do tempo vem se difundido, sendo praticada atualmente em mais de 90 países espalhados pelo mundo.

Diz a história que inicialmente, as provas eram uma mistura de desafios que envolviam sacar a arma rapidamente, vencer ou contornar obstáculos de modo a poder visualizar os alvos. Em 1976 foi fundada a IPSC (International Practical Shooting Confederation) por representantes de nove países onde o esporte começava a se popularizar. O Coronel Americano Jeff Cooper (falecido em 2006), que é considerado como o “pai” do esporte, eleito como primeiro presidente da IPSC. Neste evento, conhecido como “Conferência de Columbia”, foi dado início a criação de um corpo administrativo e ao processo de padronização e divulgação das regras.

De acordo com o presidente do IPSC Carcarás, Álvaro Ferreira Neto, a modalidade é considerada como sendo dinâmica e desafiadora. “O esportista tem que por em prática habilidades como a velocidade e a precisão, utilizando armas com potência ajustadas ao regulamento. Além de o atleta ter que se movimentar muito, a distância e as configurações de cada pista são sempre diferentes. Isso requer muito treinamento e na competição em si, muita concentração para que os objetivos sejam alcançados”, destacou o dirigente.

O Tiro Esportivo é praticado em Feira de Santana há quase 30 anos. “Começou com o meu pai que em 1994 fundou a Associação Feirense de Tiro, depois veio o Clube Feirense de Tiro e em 2011 foi fundado o IPSC Carcará que vem se destacando na difusão desta prática que para nós é meramente esportiva. Temos obtido posições interessantes no ranking baiano e brasileiro, de forma que temos assim uma grande expectativa com relação à competição do próximo final de semana”, afirma Álvaro Neto.

QUEM PRATICA

Os praticantes do tiro esportivo não necessariamente precisam ser pessoas oriundas do militarismo. “O esporte é regulamentado pelo Exército Brasileiro que fiscaliza os clubes de tiro e os praticantes, que no nosso caso, a maioria dos participantes são civis. Para praticar é necessário estar filiado a um clube de tiro autorizado pelo Exercito Brasileiro, passar pelo exame psicológico e também pelo teste de aptidão realizado com profissionais credenciados pela Polícia Federal”, explica Álvaro Neto.

Para se tornar um atleta de tiro, o interessado tem que passar por uma série de situações que são acompanhadas pelo clube passo a passo. “O postulante precisar ter bons antecedentes, seja, ter ‘ficha limpa’; precisa passar por uma análise social, um psico-teste para ver as suas habilidades e por aí vai. É todo um processo que exige da pessoa paciência e acima de tudo perseverança. Hoje o Tiro Esportivo tem crescido muito e com certeza a tendência é seguir crescendo cada vez mais”, avaliou o dirigente.  

Por Cristiano Alves

Foto – Mário Sepúlveda

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *