Publicidade
Publicidade

Afonsinho é a grande atração no 3º Encontro do Rádio Esportivo

Compartilhe este Post

O ex-jogador Afonsinho, 74 anos será uma das atrações do 3º Encontro do Rádio Esportivo, que acontecerá hoje em Feira de Santana. De muitas histórias no futebol brasileiro, ele foi o primeiro jogador brasileiro a obter o passe livre, situação que mais tarde foi legalizada e se tornou um grande avanço na profissão de jogador de futebol. Ele atualmente reside em Paquetá/RJ, se encontra aposentado, porém segue ativo e principalmente antenado acompanhando a realidade do esporte num todo.
O coordenador geral do evento, Jair Cezarinho esteve há dois meses visitando Afonsinho, em Paquetá/RJ, onde reside e oficializou o convite. “É uma honra para nós, termos um cara da estirpe e principalmente com a história que Afonsinho tem no futebol nacional. Graças a Deus ele está bem e vai abrilhantar o nosso evento passando a sua experiência, conhecimento e trocando uma ideia comparativa da situação do jogador de bola no seu tempo, com a de hoje. Vale a pena conferir esse papo”, disse Jair Cezarinho.

QUEM É
Afonso Celso Garcia Reis, mais conhecido como?Afonsinho?é um paulista de nascimento, mas de alma carioca: ele foi um dos poucos jogadores na história do futebol a defender os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro (Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense). Estreou no time de General Severiano em 1965, com apenas 17 anos de idade, substituindo o volante Elton para formar o célebre meio de campo com Gerson.?Viveu o seu melhor momento na carreira. Conquistou vários títulos, como o Torneio Rio-São Paulo em 1966, o bicampeonato da Taça Guanabara, em 1967 e 1968, o bicampeonato carioca de 1967 e 1968 e o campeonato brasileiro de 1968 (A Taça Brasil), competição na qual também foi capitão.
Afonsinho entrou para a história do futebol brasileiro, ao ser o primeiro jogador do Brasil a conseguir o passe livre. Na época, o clube poderia ser considerado “dono” de um jogador. Ao estabelecer um contrato de trabalho, o atleta ficava preso à instituição, mesmo após o término do tempo do vínculo. Somente teria o passe liberado com o pagamento de uma multa rescisória ou um acordo com outro time. Caso contrário, ele ficaria vinculado a equipe. Formado em medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Uerj, profissão que exerceu depois de encerrar a carreira, trabalhando no Pinel por 30 anos, até se aposentar. Afonsinho era um jogador que não gostava só de futebol, era interessado em outros assuntos. Ele sabia que o mundo não se resumia apenas ao futebol, e sua postura liberal e progressista sempre incomodou, mas para enfrentar isso tudo, ele era politizado, combativo, articulado, inteligente.
Afonsinho vai palestrar para os cronistas e convidados em evento que acontecerá na sede da Assocuiação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (Acefs), a partir das 14 horas. Nomes consagrados da crônica esportiva como Martinho Lélis de Santana e Jorge San Martim estarão presentes no evento que também será marcado pelo 1º Encontro de Craques do Passado que contará com ex-atletas que deram muitas alegrias ao esporte feirense.

Por Cristiano Alves

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *