Publicidade
Publicidade

O que o Vitória precisa para evitar o rebaixamento para a Série C

Compartilhe este Post

Vitória segue na luta para escapar do rebaixamento para a Terceira Divisão. Com 29 jogos disputados e mais nove pela frente, o Rubro-Negro precisa melhorar muito o aproveitamento para escapar da queda na Série B. O Vitória ocupa a 18ª posição, com 26 pontos e a seis do Brusque, primeiro clube fora do Z-4. Segundo dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Rubro-Negro tem, neste momento, 94,6% de risco de rebaixamento.  Diante dessa situação, o ge fez um levantamento do que o time de Wagner Lopes precisa para escapar da degola.

No início da passagem pelo Vitória, o técnico Wagner Lopes projetou que o time buscava chegar entre 45 e 46 pontos para escapar do rebaixamento. De acordo com esta conta, a equipe precisa, neste momento, de 19 ou 20 pontos em nove partidas, o que significa aproveitamento entre 70% e 74%. O problema é que o Vitória soma em 29 jogos disputados apenas 26 pontos. O aproveitamento é de 29,9%.

Mas existem cenários menos complicados para o Vitória. Se for levar em consideração os últimos dois anos da Série B, Figueirense e Londrina, que abriram Z-4, foram rebaixados com 39 pontos. Portanto, uma campanha de 40 pontos seria suficiente para evitar a queda. Neste caso, o Vitória precisaria de mais 14. Ainda assim, significa ter aproveitamento de 51,8%, bem superior ao atual. Apesar de ser possível escapar com essa pontuação, seria arriscado neste momento. De acordo com a UFMG, com 46 pontos, o risco de rebaixamento de um clube é de 1%; com 45, de 4,1%. Contudo, o departamento projeta que caso um time feche a campanha com 40 pontos, a possibilidade de queda é de 84,2%.  Confira os jogos restantes:

Sampaio Corrêa x Vitória

Vitória x Brasil de Pelotas

Ponte Preta x Vitória

Vitória x CSA

Avaí x Vitória

Vasco x Vitória

Vitória x Cruzeiro

CRB x Vitória

Vitória x Vila Nova

Fonte – Globo Esporte

Pietro Carpi / EC Vitória / Divulgação

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *