Publicidade
Publicidade

Atlético de Alagoinhas se torna bicampeão baiano

Compartilhe este Post

Pela 6ª vez em 118 anos, o campeão baiano é um clube do interior. A confirmação do fato veio da final inédita entre Jacuipense, o time de melhor campanha em 2022 e representante de Riachão de Jacuípe, e o Atlético, o representante de Alagoinhas, que se tornou o primeiro interiorano a conquistar a competição duas vezes seguidas. Pra falar a verdade, o campeão do interior já estava assegurado desde a composição da semifinal, após as eliminações dos favoritos Bahia e Vitória ainda na 1ª fase.

Na semi, o Atlético avançou primeiro. Venceu o Bahia de Feira 2x, com o atacante Thiaguinho fazendo os gols das duas vitórias por 1 x 0. Assim, neste confronto mais uma vez  os times que fizeram a decisão de 2021 se enfrentaram na semifinal. Na história, o carcará chegou pela 4ª vez à final estadual. Vice em 1973, o clube esperou quase cinco décadas para voltar a ser competitivo. E como vem sendo. Já são três finais seguidas na 1ª divisão do futebol baiano, incluindo o título da última edição. Já na outra chave, Jacuipense, liderou na fase classificatória mesmo sendo mandante em Salvador devido à reforma do estádio em Riachão de Jacuípe.

E o Atlético de Alagoinhas escreveu seu nome na história do futebol baiano neste domingo. No Valfredão, o Carcará bateu o Jacuipense por 2 a 0 e conquistou o título estadual pelo segundo ano consecutivo, no apogeu de uma trajetória vitoriosa iniciada anos atrás. A equipe comandada por Agnaldo Liz não se intimidou na casa do adversário e ditou o ritmo de jogo, com boas atuações de Miller, Dionísio e Thiaguinho, que marcou o primeiro gol da partida. O Leão do Sisal ainda teve um expulso no segundo tempo e tentou reagir, mas viu o sonho ruir quando Paulinho converteu pênalti e garantiu o título do time de Alagoinhas.

Diante de um Jacuipense que criou pouco, o Atlético de Alagoinhas conseguiu se impor no Valfredão. Sob o comando de Thiaguinho, Miller e Dionísio, o Carcará teve maior posse de bola e presença ofensiva, e foi para o intervalo com 1 a 0 no placar. O gol saiu aos 14 minutos: Miller bateu em cima de Mota, que espalmou para frente e deu o rebote para o atacante do Atlético, que só completou. A comemoração, no entanto, foi atrasada pelos quatro minutos que o VAR levou para validar o gol. O Leão do Sisal só assustou nos últimos minutos – ainda assim, sem chances claras.

O enredo do primeiro tempo se repetiu – e o do primeiro jogo também. Depois de 19 minutos de leve domínio atleticano, o Jacuipense ficou com um jogador a menos: Newton, que havia entrado no intervalo, foi expulso de campo. Mas quem esperava vida mais confortável para o Carcará se enganou. Assim como no jogo de ida, o Jacupa pareceu crescer após a expulsão e chegou muito perto do empate aos 31, quando Miller tirou o chute de Kaefer em cima da linha. Henrique também tentou em cobrança de falta, mas Fábio Lima cresceu para fazer a defesa. A insistência do Leão do Sisal não teve resultado e foi apagada aos 46, quando o árbitro marcou pênalti para o Atlético. Paulinho cobrou e converteu.

A dupla que embalou o campeão baiano de 2022 fez sua última partida pela equipe neste domingo  e deixou boas recordações para a torcida carcará. Miller, artilheiro da competição com seis gols, e Dionísio vão jogar pelo Vitória a Série C. Os dois se apresentam já nesta segunda-feira.

O Valfredão ficou lotado neste domingo. Os cerca de seis mil ingressos da partida haviam sido esgotados no decorrer da semana, mas não apenas por torcedores do Jacuipense. Após o gol do Atlético, a torcida carcará cantou alto e calou os adversários.

O Atlético de Alagoinhas volta a campo no dia 17, quando estreia na Série D, contra o ASA, em Arapiraca. No mesmo dia, o Jacuipense recebe o Sergipe no Valfredão.

Os seis títulos baianos conquistados pelo interior (e o vice)
1º) 1963 – Fluminense de Feira (Bahia)
2º) 1969 – Fluminense de Feira (Bahia)
3º) 2006 – Colo Colo de Ilhéus (Vitória)
4º) 2011 – Bahia de Feira (Vitória)
5º) 2021 – Atlético de Alagoinhas (Bahia de Feira)
6º) 2022 –  Atlético de Alagoinhas (Jacuipense)

Foto: instagram Atletico

Fonte : Cassio Ziapoli /GE

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *