Feira de Santana sempre foi uma cidade que respirou esporte, especialmente o esporte amador. E um dos mais antigos e tradicionais campeonatos da cidade, é o Campeonato da Mangueira, na região do Feira VI. A equipe de reportagem do Diplomatas News teve a oportunidade de conversar com Luiz Artur, um dos maiores responsáveis por manter essa tradição viva.

“Temos uma associação desde de 1987 e várias pessoas passaram nesse período. João Cotor, Dilson Senadinho, Alex, Erinaldo, Mario Célio e Gilberto do correios, até chegar em mim. O nosso calendário começa sempre no primeiro semestre logo depois do carnaval. O número de equipes variam de ano para ano, dependendo muita as datas disponíveis pois no segundo semestre. Temos o veteranos, na média dos 40 anos”, comentou Artur.
Em 2024, 12 equipes disputaram o campeonato, onde o Real Unidos foi o campeão ao derrotar o Libertadores, numa decisão que serviu de revanche, já que no ano anterior o Libertadores foi o campeão em cima do próprio Real Unidos. Segundo o próprio Artur, foi a primeira vez que uma final se repetiu no ano seguinte.

Artur reconhece a importância de apoiar o esporte amador no município, com o mantimento dos campeonatos de bairros em Feira. “Vejo o futebol amador nos bairros como o principal vetor da economia local aos domingos a integração dos bairros na disputa, ressaltando que nosso campeonato é realizado no campo da mangueira no conjunto Feira VI ao lado do Derba com equipes de Jaíba, Mantiba, Santa Quitéria, Novo Horizonte, Campo Limpo, Adelba, Feira VI, Sítio Novo e Pau de Léguas”, frizou.

A única crítica aberta, na visão do organizador, é a falta de apoio dos entes públicos: “é obrigação apoiar o futebol amador, mas não sai nada. Nós esperamos que com uma nova gestão o apoio apareça, pois todos os políticos conhecem nosso espaço e as necessidades que temos”. Por enquanto, os apoios que a associação recebe são de empresas privadas e das próprias equipes que disputam o campeonato.
Imagens: Cortesia-Luis Artur